Muita gente não entende qual é a diferença entre a cassação de CNH e a suspensão da carteira de motorista. As duas punições impedem o motorista de dirigir por um momento, mas cada uma por um determinado período.
A suspensão pune o condutor de 06 a 12 meses, já a cassação de CNH por dois anos e ainda fará com que o punido precise refazer a autoescola para poder ter de volta a sua carteira.
De acordo com a nova legislação, que entrou em vigor em 2021, a pontuação que suspende a carteira subiu de 20 para 40 pontos caso o motorista não tenha nenhuma infração gravíssima. Se o condutor tiver duas infrações gravíssimas em um ano terá a carteira suspensa mesmo com 20 pontos. Com 30 pontos e uma infração gravíssima, o condutor vai perder o direito de dirigir.
Já os motoristas profissionais (como caminhoneiros e motoristas de app) só terão carteira suspensa com os 40 pontos, mesmo se tiver alguma infração considerada mais grave.
As piores infrações são dirigir sob efeito de álcool ou substâncias psicoativas, não prestar socorro à vítima de um acidente entre outras atitudes.
Mesmo punido com inúmeras multas de trânsito, o condutor pode recorrer da punição. Por isso, é importante entrar em contato com um advogado especialista nesse tema para saber como proceder e lidar com a burocracia.
Caso tenha alguma dúvida ou problema com crimes de trânsito, a Solaedias presta assistência e auxílio para você.
Somos uma empresa de advocacia e consultoria e o nosso objetivo é atender os motoristas no trâmite de requerimentos, recursos e processos.
Além de informar o que é importante saber para evitar que haja problemas com a sua carteira de habilitação. Atendemos na região de Campinas e Valinhos.
Entre em contato conosco e saiba como podemos te atender da melhor forma possível.
Cassação de CNH em Campinas CNH Suspensa Prisão por acidente de trânsito Campinas